Fale Conosco

Blog Cortes Podcast

QUAL DEVE SER O LIMITE DO ESTADO? (Com Tabata Amaral) | Os Sócios Podcast 123

Cortes Os Sócios Podcast

QUAL DEVE SER O LIMITE DO ESTADO? (Com Tabata Amaral) | Os Sócios Podcast 123

Segundo o economista francês Frédéric Bastiat, “O estado é a grande ficção da qual todo mundo se esforça para viver às custas de todo mundo”.

O papel do Estado é alvo de discussões calorosas há muito tempo. Em um país democrático e fortemente polarizado politicamente como o Brasil, é importante entender qual é esse papel, quais são os seus limites e se ele está, de fato, cumprindo aquilo a que se propôs.

Quando o poder público interfere em áreas que deveriam ser de livre escolha dos indivíduos, deve-se buscar alternativas e questionar-se até onde essa intervenção é necessária e desejável, ou ainda o quanto ela pode ser prejudicial ao crescimento do próprio país – seja no quesito econômico, seja no social, por exemplo.

Afinal, com que fim o Estado foi criado? Quais são, efetivamente, seus efeitos sobre a saúde, a educação e a segurança pública? O que ele faz com os impostos que pagamos? Os programas sociais realmente cumprem seu papel, ou poderíamos ter alternativas melhores? Quais são elas? Por que privatizar – ou não – empresas? O que o país ganha com isso?

Para responder estas e outras perguntas, convidamos Tabata Amaral para o episódio nº 123 do podcast Os Sócios. Falamos sobre o papel real do Estado e o que ele faz, de fato; como ele poderia ser mais eficiente; o que funciona em outros países; alternativas para os problemas enfrentados hoje no Brasil; como encontrar um equilíbrio entre perspectivas de diferentes visões políticas; educação; privatizações e muito mais.

O episódio já está disponível nas plataformas de áudio e será transmitido nesta quinta-feira (09/02), às 12h, em nosso canal.

Hosts: Bruno Perini @bruno_perini e Malu Perini @maluperini

Convidada: Tabata Amaral @tabataamaralsp

QUAL DEVE SER O LIMITE DO ESTADO? (Com Tabata Amaral) | Os Sócios Podcast 123

Clique Para Comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook

To Top